Escritório: (41) 3422.6426 / 9 9905.4010
Ilha do MEL vistando o outro lado

Ilha do MEL vistando o outro lado

O outro lado da Ilha

Para chegar ao outro lado da Ilha e conhecer os pontos turísticos históricos, como o Farol das Conchas, construção de 1872, e a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres ou Fortaleza da Barra, erguida entre 1767 e 1769, é preciso enfrentar uma trilha que envolve subida de morros e caminhada na praia. Uma papete auxilia muito no trajeto, pois protege os pés das pedras e facilita a caminhada. Protetor solar, câmera fotográfica, água e lanches também são companheiros inseparáveis nessa longa caminhada, pois há poucos restaurantes e bares pelo caminho.

A partir da Praia de Encantadas, o percurso até o Farol é de aproximadamente 2 horas. De lá até a Fortaleza, os aventureiros fazem mais 1 hora de caminhada na beira da praia. O esforço físico vale a pena, pois, a cada morro e pedras ultrapassadas, a paisagem é de tirar o fôlego.

Ao sair do trapiche de Encantadas, a primeira praia é a do Mar de Fora. Com ondas fortes, é ótima para surfistas. Na sequência, é preciso enfrentar o morro do Sabão, que tem esse nome porque a subida íngreme é bem escorregadia. Porém, quem chega na Praia do Miguel encontra ondas também propícias ao surfe, muitas conchinhas e água limpíssima. Vale a pena dar um mergulho para continuar a caminhada.

Para chegar à Praia Grande, também com ondas fortes, é preciso passar por entre um conjunto de rochas. Por isso, é interessante levar mochilas pequenas em vez de bolsas de praia. É bom ter as mãos livres para se apoiar quando for necessário. No final da praia, há um caminho que leva ao Farol. Aí, é hora de enfrentar uma escadaria que lembra a da Igreja da Penha. Não desanimem! Conforme vão subindo, a paisagem da Ilha vai ficando cada vez mais bonita. Nesse ponto, é possível ver as praias de leste e oeste e a Fortaleza ao fundo. Uma beleza!Depois da descida, o conselho é se jogar nas águas tranquilas da Praia do Farol para relaxar. É uma verdadeira piscina. Bem na metade do caminho entre o Farol e a Fortaleza fica a Praia do Istmo, uma faixa de areia que liga as porções norte e sul da Ilha do Mel. O final da Praia dá acesso à Fortaleza, construída para proteger a Baía de Paranaguá por determinação do rei de Portugal Dom José. Nos fundos da Fortaleza, há ainda uma trilha de acesso a um mirante, que fica trezentos metros acima. Haja fôlego!

Maidel Transportes Marítimos

RUA GENERAL CARNEIRO 115 CENTRO HISTORICO
Paranaguá – Paraná

Ligar (41) 9 9905-4010 Marcela

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu